PREFEITURA DE RUBINEIA PROMOVE CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA QUEIMADAS!

A Prefeitura de Rubineia, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente e Interlocutora do Programa Município Verde Azul, em parceria com Corpo de Bombeiros de Santa Fé do Sul, realizam nesta quarta-feira (02/06), uma campanha de conscientização contra queimadas. A ação faz parte das comemorações da Semana Nacional de Meio Ambiente, celebrado de 31 de maio até 05 de junho.

Além de informações sobre as consequências dos incêndios para a saúde, em especial diante da Covid-19, uma vez que as complicações respiratórias estão entre os principais problemas causados pelas queimadas e pelo novo coronavírus. De acordo com especialistas, além do dano ambiental, a fumaça proveniente dos incêndios prejudica a saúde de toda a população, especialmente crianças e idosos.

A fumaça também agrava doenças respiratórias prévias, como asma, bronquite e rinite, entre outras – em alguns casos, ela pode até mesmo desencadeá-las em indivíduos sadios. Problemas cardiovasculares, pneumonia, insuficiência respiratória e até risco de câncer também integram a lista dos malefícios causados pelas queimadas. Como consequência, unidades de emergência e serviços de saúde tendem a se sobrecarregar.

Vale destacar que as queimadas configuram crime ambiental e são proibidas pelo Código de Posturas do Município. O ato é passível de multa e, se houver flagrante, quem ateia fogo pode responder criminalmente.

Fique atento, não seja causador de um incêndio.

Queimada é Crime!

Não utilize o fogo para realizar limpeza de lotes e nem queimar lixo em quintais.

Covid-19 e Queimadas uma combinação que pode matar.

#semananacionaldemeioambiente #preserveanatureza #preserve