Prefeitura Municipal lança hoje mostra virtual “Passarinhar Rubineia”

A Administração Municipal por meio do Departamento de Meio Ambiente, juntamente com o Museu Histórico e Cultural de Rubineia “Nazareth dos Reis” lançam hoje a Mostra Virtual “Passarinhar Rubineia” em comemoração ao Dia da Ave (05 de Outubro).

No dia 05 de outubro é comemorado o “Dia da Ave”, essa data foi instituída pelo Decreto nº 63.234, de 12 de setembro de 1968 assinado pelo então Presidente Artur da Costa e Silva e já fixava o dia 5 de outubro como “Dia da Ave”. O Decreto foi revogado pelo Decreto 9.675, de 03 de outubro de 2002 assinado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso no qual manteve-se a data em 5 de outubro e definiu também que o símbolo do “Dia das Aves” é o Sabiá, considerada a Ave Nacional do Brasil.

As aves, assim como os demais animais, são de grande importância para o meio ambiente, sabe-se que elas auxiliam na polinização de plantas, na dispersão de sementes, no equilíbrio ecológico, entre outras.

Por serem animais essenciais para a natureza, é necessário o trabalho de conscientização com a população, para que as aves, assim como os seus hábitat possam ser conservados.

Precisamos proteger as aves contra os caçadores, que fazem das caçadas um motivo de esporte ou que, por ignorância, matam as aves aos milhares, para consumo e comercialização, sem compreenderem que está tornando mais difícil e mais triste a vida das novas gerações.

As aves são grandes amigas da Humanidade. E por isso, é um dever de nossa parte protegê-las e amá-las. Um modo de proteger as aves e evitar que se extinguam é cuidar e manter o seu ambiente natural.

As imagens dos pássaros foram cedidas pelo observador de pássaros Percival Gonzales com diagramação de Henrique Puglia.