DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE, REALIZA VISITA À EMPRESA PORTO DE AREIA DE RUBINEIA

O Governo Municipal, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente Fiscalização, realizou na manhã do dia 09 de Agosto uma visita à empresa MINERAÇÃO 3 ESTADOS LTDA – EPP, “Porto de Areia”, como é popularmente conhecido no município.

A Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Interlocutora do Programa Município Verde Azul, Regiane Faustino dos Santos, e o Engenheiro Ambiental Marcelo Correa dos Santos, foram recepcionados pelo proprietário Senhor Natal Franco, que gentilmente explicou e mostrou todo o funcionamento de extração de areia realizada por sua empresa.

Esta visita teve como objetivo o acompanhamento do procedimento de retirada de areia além de conhecer os processos de mitigação que a empresa extratora realiza para compensar o uso de recursos naturais e suas atividades de operação, bem como seu armazenamento e carregamento final.

Trata-se de uma ação do Programa Município Verde Azul, relacionadas à exploração de recursos minerários, cujo objetivo é evitar desmatamento de APPs para implantação de caixas, pátios e acessos; taludes e aterros para a implantação de caixas; erosões e assoreamento; ruídos na operação de dragas; turbidez e contaminação da água por óleo combustível entre outros impactos.