HISTÓRIA DA CIDADE

HISTÓRIA DO MUNIÍPIO DE APARECIDA D’OESTE

O Município de Aparecida D’Oeste foi criado por força de Lei Estadual nº 8092, de 28 de fevereiro de 1964, desmembrado do território do Município de Pereira Barreto do qual era parte integrante, figurando até então como Distrito. Tendo como fundadores os senhores Olimpio Silva de Moraes e João B. Ramos. Por eleição realizada no dia 7 de março de 1965, recebeu Aparecida D’Oeste como seu primeiro Prefeito o Senhor Benedito de Oliveira e como Vice-Prefeito o Senhor Filogomes Martins, ambos apoiados pela legenda do PSP. Para a composição da primeira Câmara de Vereadores, em número de 9, foram eleitos os seguintes cidadãos: Pela legenda do PSP os Senhores Dr. Antônio Catini, Julio Sato Garcia, Francisco Leandro Correia, Luiz Garvez Bonilha e Antônio Turina e pela legenda do PTN os Senhores Leopoldo Alberto de Oliveira Gonçalves, Raimundo Alves de Souza, Adenor Gomes de Oliveira e Julio Ferreira de Santana. A posse dos componentes do Executivo e Legislativo foi dada pelo MM. Juiz de Direito de Jales, Doutor Joaquim Ribeiro de Paula, no dia 22 de março de 1965, sendo os primeiros homens públicos de Aparecida D’Oeste eleitos pelo povo e empossados nos cargos que governaram no período de 22 de março de 1965 a 22 de março de 1969. A Mesa da Câmara Municipal ficou assim composta para o período legislativo de 1965: Presidente:Dr. Antônio Catini, Vice-Presidente Sr. Leopoldo Alberto de Oliveira Gonçalves, 1º Secretário Sr.Luiz Garves Bonilha e 2º Secretário Sr. Francisco Leandro Correia.
Localização: O município está localizado no extremo Noroeste do estado de Sâo Paulo, distante a 620 Km da capital, na mesorregião de São José do Rio Preto e microrregião de Jales. Limita-se ao Norte com Santa Fé do Sul, Nova Canaã Paulista e Palmeira D’oeste, a Leste com Marinópolis, ao sul com Sud Mennucci, a Oeste com Suzanápolis e a Noroeste com Rubinéia.
Sua área é de 179.1Km². Sua sede situa-se a 20°26’58” de latitude Sul e 50°52’47” de longitude WGr. e sua altitude é de aproximadamente 413 metros.
Contagem da População 2007
Pessoas residentes 4.577 habitantes