EM COMEMORAÇÃO AO DIA DA ARVORE GOVERNO MUNICIPAL REALIZA MOSTRA FOTOGRÁFICA

A Administração Municipal através do Departamento de Meio Ambiente e Cultura, em comemoração ao Dia da Árvore (21 de Setembro) realizaram uma Mostra Fotográfica com espécies de pássaros que habitam nos quatro cantos do nosso município.

A exposição tem por objetivo principal trazer a consciência das pessoas sobre a importância das árvores para a sobrevivência dos nossos pássaros.

A Exposição Fotográfica “Passarinhar Rubineia” é uma das atividades inscritas na 15ª Primavera dos Museus, cujo tema deste ano é “Museus: Perdas e Recomeços”.

Remetendo-nos à perda do significado antigo da palavra passarinhar, que hoje se transformou numa atividade séria de maneira lúdica e apaixonante em uma relação íntima com a natureza.

O Museu Histórico e Cultural Professor Nazareth dos Reis e o Departamento de Meio Ambiente, responsáveis pela exposição celebram a parceria com o Observador de Pássaros Percival Gonzales com Diagramação de Henrique Puglia.

Entre as fotos expostas, algumas merecem observação especial, como a do Urubu-Rei, que segundo o observador foi um dos pássaros mais difícil de avistar. Há, enfim, muita sensibilidade artística se projetando nas imagens, revelando a relação de respeito e admiração do fotógrafo com a ave flagrada e, certamente, também com a natureza que o inspira.

A exposição “Passarinhar Rubineia” esta sendo exibida ao público no estacionamento do Paço Municipal nesta terça-feira, 21 de Setembro.

Num total de dezenove painéis com 34 fotos de aves, todas flagradas no ambiente em que vivem tanto na natureza quanto na zona urbana.

As fotos da exposição são parte dos registros efetuados durante o “Passarinhar” de Percival Gonzales no munícipio de Rubineia. Os lugares escolhidos por ele para passarinhar abrangem desde o Distrito de Esmeralda até a Ponte Rodoferroviária.

Segundo Regiane Faustino dos Santos, Diretora do Departamento de Meio Ambiente, “após a permanência no Paço Municipal, a exposição itinerante circulará pelo munícipio, atendendo à comunidade escolar, pontos turísticos e outras demandas; o que significa um investimento em educação e consciência ambiental.”

Fotos desta exposição e muitas outras feitas pelos Observadores de Pássaros do Brasil também podem ser vistas no site www.wikiaves.com.br, que oferece a oportunidade de conhecerem aves de todo o Brasil fotografadas na natureza.