GOVERNO MUNICIPAL DEU INÍCIO AO PROJETO ESPAÇO ÁRVORE

O Departamento de Meio Ambiente do Governo Municipal de Rubineia implantou em alguns prédios públicos o “Espaço Árvore”. Esta proposta compõe as ações do Programa Município Verde Azul, o qual Rubineia está inserida.

O “Espaço Árvore” consiste em deixar no entorno das árvores um espaço para proporcionar melhor vitalidade para o elemento arbóreo, evitando rachaduras nas calçadas, melhorando a infiltração de água no solo e a fixação das raízes.

O espaço árvore pode ser implantado em todas as calçadas que possuem largura mínima de 2 metros. Deve-se sempre respeitar as medidas mínimas de acessibilidade das calçadas (mínimo de 1,20 m livre), para implantar o espaço árvore as dimensões sugeridas são: largura= 40% da largura da calçada e comprimento = o dobro da largura, ou seja, se uma calçada possui 2,0 metros de largura, o espaço árvore será de 0,80 m (oitenta centímetros) de largura e 1,60 m (um metro e sessenta) de comprimento.

As árvores precisam de medidas básicas para manter sua vitalidade, portanto, não se deve concretar a árvore até seu troco, pois as raízes tendem a quebrar as calçadas e as árvores ficam mais frágeis à queda, além de prejudicar a infiltração da água e consequentemente a vitalidade arbórea.

A Administração Municipal vem promovendo nos últimos meses, diversas ações voltadas ao meio-ambiente. A própria implantação do Projeto Espaço Árvore neste mês, faz parte das ações do Departamento de Meio Ambiente em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de Setembro. O plantio de uma árvore ajuda na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos.

Para maiores informações sobre arborização urbana, a população pode buscar a orientação no Departamento Municipal de Meio Ambiente ou acessar o Guia de Arborização Urbana que esta disponível no site da Prefeitura Municipal.