O Governo Municipal através do Departamento de Meio Ambiente e Serviços de Manutenção Pública, vem realizando melhorias e adequações no prédio público onde atualmente funciona o Conselho Tutelar de Rubineia. O prédio do Conselho Tutelar é considerado uma edificação pública modelo de sustentabilidade e recebe a marca do Programa Município Verde Azul.
“A Implantação da rampa de acessibilidade consiste no direito de garantir a toda e qualquer pessoa com necessidade especial ou mobilidade reduzida, de transitar por espaços públicos e ou privados, sem que sejam encontradas barreiras que impossibilitem o convívio ou trânsito social em áreas de acesso, circulação ou permanência.” Explicou a interlocutora do PMVA, Regiane Faustino dos Santos.
O Conselho Tutelar é referência neste sentido, pois em seu processo de construção contou com o SISTEMA LSF (Light Steel Framing) é um sistema construtivo racional constituído de perfis leves de aço galvanizado, que formam paredes estruturais e não estruturais depois de receber os painéis de fechamento, por ser um processo industrializado de construção, permite executara obra com grande rapidez, a seco e sem desperdícios. Sistema LSF é formado por painéis que possuem perfis metálicos (montantes, guias, cantoneiras, chapas e fitas metálicas), formando um esqueleto; a estrutura da edificação.
Além da sua estrutura de construção também são levados em consideração vários itens e iniciativas ambientalmente adequadas, e como iniciativas sustentáveis, o Prédio contempla: acessibilidade; área externa permeável; lâmpadas de LED; refletor de LED na parte externa do prédio; iluminação natural; ventilação cruzada; torneira com temporizador para uso racional da água; arejador nas torneiras; aparelhos eletrônicos com selo procel (economia de energia); telhado de lã de pet, paredes de aço leve; paredes claras; vaso sanitário com caixa acoplada. Ao todo são 13 itens contabilizados para que o prédio continue sendo reconhecido como uma das instalações modelo de sustentabilidade em Rubineia.