Rubinéia fará parte do Consórcio Intermunicipal dos Rios Grande e Paraná-CONGRAPAR

Rubinéia, Município de Interesse Turístico (MIT), é um dos 23 municípios que irão compor o Consórcio Intermunicipal Rios Grande e Paraná – CONGRAPAR. A reunião que fundou o Consórcio, foi realizada em Três Fronteiras e contou com a presença dos secretários municipais de Rubinéia, Evandro Santos (Turismo) e Regiane Faustino (Meio Ambiente) representando a Administração Municipal.

O Consórcio reunirá os municípios de Santa Fé do Sul, Três Fronteiras, Santana da Ponte Pensa, Santa Clara d’Oeste, Nova Canaã Paulista, Rubinéia, Santa Rita d’Oeste, Aparecida d’Oeste, Mesópolis, Aspásia, Dirce Reis, Dolcinópolis, Jales, Marinópolis, Palmeira d’Oeste, Paranapuã, Pontalinda, Populina, Santa Albertina, Santa Salete, São Francisco, Urânia e Vitória Brasil.

Através de vídeo conferência, o Secretário Estadual da Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, e o coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos (CIRS) da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), José Valverde, participaram da reunião.

O Secretário Penido destacou que a formação do CONGRAPAR vai possibilitar dentre outras coisas, a viabilização de ações voltadas para a preservação do meio ambiente como o fomento da reciclagem de lixo e implantação de um aterro sanitário “coletivo” para atender as obrigações legais para preservar o meio ambiente.

“Os municípios poderão ser beneficiados através do Consórcio na apresentação de projetos, captação de recursos e aquisição de equipamentos com preços mais justos. Além disso, questões ligadas à saúde, ao turismo rural, aos resíduos sólidos, ao aterro sanitário, entre outras coisas, destacou o secretário de Turismo, Evandro Santos.

Evandro explicou ainda que o Governo Federal e do Estado tem dado prioridade e atenção especial aos Consórcios para que os municípios trabalhem em conjunto e atinjam o desenvolvimento local e regional.