ARTICULAÇÃO INTERMUNICIPAL ENTRE OS MUNICIPIOS DE RUBINEIA, TRES FRONTEIRAS E SANTA CLARA D’OESTE VIABILIZAM LOGISTICA REVERSA PARA RECICLAGEM DO LIXO ELETRÔNICO

Rubineia esta entre os milhares de pequenos municípios brasileiros, com cerca de 3.170 habitante (estimativa IBGE 2020), e uma das principais preocupações é a preservação do Meio Ambiente. Apesar das dificuldades de promover a logística reversa, exatamente por ser um municipio pequeno, os municípios de Três Fronteiras, Rubineia e Santa Clara se unem em favor deste trabalho com objetivo de destinar de forma correta os resíduos eletro-eletrônicos, baterias e pilhas, ficando sede o municipio de Três Fronteiras para recepcionar esses materiais e depois disponibilizar para empresas que promovam a reciclagem dos mesmos.

Na manhã do dia 18 de junho a Interlocutora do Programa Municipio Verde Azul Regiane Faustino dos Santos, acompanhada do Chefe Distrital Fernando Francisco Domingues foram recepcionados pelo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luis Fernando Mazali onde realizaram a entrega de 11 aparelhos televisores no ponto de coleta intermunicipal de Três Fronteiras. Os aparelhos entregues foram arrecadados no Distrito de Esmeralda através da coleta realizada pela equipe de limpeza urbana e também pela entrega voluntária dos moradores.

“O Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, estimula que as articulações intermunicipais tornem-se parte da agenda ambiental dos municípios”. Explica a Interlocutora do Programa Municipio Verde Azul de Rubineia, Regiane Faustino dos Santos.

A população pode dispensar os seguintes materiais eletrônicos: aparelhos eletrônicos diversos de Informática, como, por exemplo CPU, monitores, teclados, mouses, impressoras, cartuchos diversos e tonners; televisores, rádios, DVD´s, vídeo cassetes, ventiladores, baterias de celulares e pilhas.

VEJA ABAIXO OS LOCAIS PARA DESCARTE DE LIXO ELETROELETRONICO

• Departamento de Meio Ambiente de Rubineia;
  • CRAS de Rubineia;
  • Almoxarifado de Esmeralda;

“As parcerias estabelecidas entre as prefeituras têm promovido a integração e o fortalecimento das ações socioambientais em âmbito regional. As vivências têm proporcionado maior conhecimento da situação ambiental da região e permitido o compartilhamento de experiências entre os municípios envolvidos”. Finaliza Osvaldo Lugato Filho, Prefeito de Rubineia.